Ácaros: como eliminar em sua casa

ÁCAROS: COMO ELIMINAR EM SUA CASA

Uma pesquisa realizada em nove países pelo Conselho Global de Higiene revelou os locais da casa campeões em alojar bactérias. Para o espanto de quem deixa o banheiro sempre “um brinco”, o rejuntamento dele está em primeiro lugar. Em segundo, o interior da geladeira. Além desses locais, o restante dos cômodos, e também as mobílias, podem se tornar verdadeiros criadouros de fungos ácaros, dois outros vilões da casa – e da sua saúde.

Quando há proliferação de fungos e ácaros em algum ambiente é porque ele retém muita umidade, condição ideal para o aparecimento desses micro-organismos que podem desencadear (ou até mesmo desenvolver) alergias respiratórias nos moradores da casa.

DICAS PARA FICAR ELIMINAR ÁCAROS

Para manter o seu lar e a sua família saudáveis, existem alguns hábitos bem simples que evitam a presença desagradável dos ácaros. Rodrigo Silva, diretor da Total Clean, empresa especializada em limpeza, higienização e impermeabilização de estofados, dá algumas dicas:

– Você sabia que o maior foco de ácaros são os colchões travesseiros e que eles são responsáveis por 80% das alergias respiratórias como asma rinite? Além disso, sofás e cadeiras com mais de seis anos de uso podem ter 10% do seu peso de ácaros (e seus dejetos). Portanto, não deixe de efetuar a limpeza e impermeabilização dos estofados da sua casa!

– Uma medida simples e prática para evitar o contato com os ácaros dos colchões e travesseiros é usar capas antiácaros. Elas possuem uma membrana interna que impede a saída deles do colchão e, na parte externa, recebem um tratamento antimicrobiano que combate a proliferação dos mesmos. Existem estudos que comprovam que esta simples medida já diminui em mais de 50% os ácaros do quarto.

– Para evitar a proliferação de ácaros e fungos em matérias têxteis (cortinastapetesalmofadas, sofás e bichinhos de pelúcia, por exemplo) deve-se aplicar um potente acaricida que, além de matar os ácaros, tenha ação repelente, evitando que ocorra nova infestação antes da próxima aplicação, que deve ser feita a cada quinze dias. A Total Clean realiza o procedimento de limpeza e higienização dos estofados com produtos hospitalar a base de peróxido de hidrogênio para eliminar fungos, ácaros, bactérias, germes e vírus, todos aprovados pela ANVISA.

– Para ambientes pequenos (armários, sapateiras, gavetas etc), existe um aparelhinho elétrico que retira toda a umidade. Já para ambientes maiores existem outros desumidificadores que retiram até doze litros de água por dia do local.

– Evite tirar a poeira de superfícies lisas com espanador, que apenas muda o pó de lugar. O ideal é usar um pano úmido.

– O uso de aspiradores comuns deve ser evitado na casa de pessoas alérgicas, pois os filtros não são capazes de reter a poeira mais fina que contém os restos dos ácaros, principais causadores de alergias. As partículas são tão pequenas e leves que podem se manter no ar por horas após o uso do aspirador.

– Durante a limpeza da casa, principalmente de armários, é recomendado o uso e máscaras contra .

– O ar condicionado pode ser um grande vilão da casa. Se os filtros não forem limpos adequadamente, ele pode abrigar uma cultura de ácaros e fungos que se espalham no ambiente sempre que o aparelho for ligado. Lavar os filtros com uma solução fungicida garante uma boa limpeza.

– Para eliminar manchas de mofo das paredes e limpar peças de couro atacadas por fungos, soluções fungicidas também são eficientes.

Quando o assunto é limpeza de sofá, o homem pode ficar tranquilo, a equipe da TOTAL CLEAN está preparada para resolver esse problema. Entre em contato:

SÃO PAULO: (11) 4853-0949 / (11) 94266-4599

ESPIRITO SANTO: (27) 3065-6136 / (27) 99532-1095

PARANÁ: (41) 3677-1336 / (41) 99942-4738

Compartilhe