Como Limpar Sofá de Couro? Descubra aqui!

Está em dúvida sobre como limpar sofá de couro? Não se preocupe, o couro é um tecido muito fácil de manter limpo. Porém, ele precisa de atenção na hora de remover sujeiras e manchas, confira!

O couro é uma das superfícies mais duráveis ​​e que exige pouca manutenção no mobiliário doméstico. Mas em relação às poltronas, um dos itens mais disputados da casa, é preciso saber como limpar sofá de couro e realizar a higiene com frequência. Aprenda aqui a fazer a limpeza de sofá.

Infelizmente, muita gente não sabe como realizar uma limpeza de couro adequada, o que prejudica a durabilidade do estofado.

Entretanto, manter seu sofá, cadeira, poltrona ou banco de couro limpos é algo relativamente fácil – desde que você tome cuidado com as diferenças entre os tipos de couro, pois cada um requer um procedimento de higienização específico.

Limpeza de sofá de Couro: é possível retirar manchas?

Outro fator que dificulta a conservação material, é que a maioria das pessoas desconhece a necessidade de hidratação do couro que contribui, inclusive, para o material se tornar mais flexível e reduzir a absorção das manchas.

Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas sobre como limpar sofá de couro para você ficar antenada e manter sua poltrona sempre impecável!

Conheça os Tipos de Couro mais Comuns:

A internet está cheia de dicas sobre como limpar sofá de couro, e entre as dúvidas mais comuns dos internautas, destacam-se:

Como limpar sofá de couro sintético?

Como limpar sofá de couro branco sintético?

Como limpar sofá de couro bege?

Como limpar sofá de couro branco encardido?

Mas antes de realizar a limpeza do sofá de couro, e começar a tentar retirar as manchas mais antigas da poltrona, o ideal é verificar informações do fabricante.

Caso você não tenha acesso a essas instruções, tente analisar o tipo de couro da seguinte forma:

Couro desprotegido → apresenta uma aparência brilhante e luxuosa e textura macia. Este tipo de couro é tingido com corante de anilina, mas não possui cor de pigmento na superfície. Tem pouco ou nenhum revestimento de proteção que não seja talvez um tratamento resistente à sujeira.

Nobuck → outro tipo de couro desprotegido é conhecido como Nobuck foi polido para criar uma sensação de suavidade e superfície aveludada. Ele é mais sensível à coloração do que o couro protegido e normalmente é mais caro também.

Couro protegido → a maioria dos móveis de couro é feita com couro protegido tingido com anilina que formam a pigmentação colorida. O couro protegido dura um pouco mais que o Nobuck e resiste às manchas.

Caso você não tenha conseguido verificar qual o material do seu sofá, entenda a diferença entre o couro ecológico e o couro sintético. (COLOCAR LINK OUTRO ARTIGO)

Cuidados ao Limpar Sofá de Couro

Basicamente, a limpeza do couro anilina (desprotegido e Nobuck) deve ser mais simples, de preferência uma escovação seca, visto que o tecido é absorvente e alguns produtos químicos podem afetar sua aparência.

Caso não consiga retirar toda a poeira, acrescente algumas gotas de álcool em um pano limpo e úmido, tente aplicar e observe se apenas este procedimento é capaz de remover manchas mais resistentes, e não marcar o tecido, claro.

Já o couro liso (ou protegido) pode ser limpo com uma solução de vinagre, álcool e água, ou com um pano úmido de água e detergente.

Mas, atenção!

Tenha em mente que as garantias de seus estofados de couro podem ser anuladas se o limpador ou condicionador utilizado estiver errado e manchar ainda mais a superfície das poltronas.

Por isso, é importante ressaltar que se tiver qualquer dúvida, é mais indicado consultar um profissional especializado em limpeza e higienização de tecidos, colchões e estofados do que correr o risco de danificar seu sofá preferido, não é mesmo?

Limpeza e Hidratação de Couro

Para assegurar que seu sofá de couro, banco de couro automotivo, puffs e demais estofados revestidos com couro estejam sempre limpinhos, consulte a Total Clean, uma empresa especializada em higienizar adequadamente o seu sofá de couro, independentemente do tipo ou estado de conservação.

Inclusive, ao final da limpeza e hidratação de couro da Total Clean, é possível notar que a maioria dos clientes quase não reconhece a peça, de tão restaurada ela parece após receber os cuidados da Total Clean.

Além da limpeza de couro, a Total Clean complementa seu serviço com a hidratação do couro. E não pára por aí!

Para outros tipos de superfície, oferecemos ainda a impermeabilização de estofados e tecidos, uma película protetora que evita a absorção de líquidos e o acúmulo de resquícios de alimentos, facilitando a sua vida consideravelmente.

Contrate alguém que sabe como limpar sofá de couro

Por último, mas não menos importante, lembre-se que os produtos de limpeza convencionais não foram projetados especificamente para remover sujeira de couro e que o seu sofá de couro tão querido possui óleos naturais que podem ser retirados pela substância química.

Como resultado, as fibras naturais ficam endurecidas e as moléculas acabam se quebrando diante de limpezas muito pesadas, desgastando o material que começa a exibir rachaduras visíveis – que, cá pra nós, definitivamente não combinam com a sua casa ou escritório!

Realize a limpeza e hidratação de couro da Total Clean a cada seis meses e mantenha seus estofados sempre macios, protegidos e brilhando!

Compartilhe