Limpeza de sofá: Essencial para evitar problemas de saúde

Considerado um dos itens mais importantes do lar, o sofá pode durar meses, anos ou até décadas, dependendo da qualidade do material e, principalmente, da sua manutenção. A TOTAL CLEAN recomenda que para aumentar a vida útil do móvel, é importante aspirá-lo diariamente e evitar que as crianças pulem e comam no sofá.

A limpeza do estofado deve ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, se não for usado diariamente. Porém, para quem tem crianças ou animais em casa, o prazo deve ser antecipado. A aspiração, evita que o tecido fique encardido antes da hora e não deixa a sujeira penetrar profundamente.

O ideal é utilizar produtos específicos para a remoção de manchas, diminuindo, assim, as chances de estragar o sofá. Itens abrasivos ou que contenham cloro não são indicados. “Alguns produtos que encontramos no mercado podem manchar ou danificar o estofado. Portanto, faça testes em uma pequena área do sofá antes de tentar remover qualquer tipo de mancha”, orienta o técnico da TOTAL CLEAN.

Limpeza de Sofá profissional

Mais do que estética, a limpeza e a higienização do estofado são importantes para evitar problemas de saúde. É hora de procurar por uma empresa especializada no serviço quando a sujeira começa a incomodar. “Os sinais são bem claros: coceira e lacrimejamento nos olhos, nariz entupido, sensação de peito cheio e sintomas na pele, como coceira e eczema”, lista o especialista da TOTAL CLEAN.

Toda essa água é extraída do sofá com uma máquina que possui alto poder se sucção. Assim, além de remover a sujeira superficial, o serviço remove também toda a sujeira antiga que já se aprofundou na espuma do estofado. Depois do processo de limpeza de sofá, ele ficará superficialmente úmido, porém, estará seco em poucas horas. Um serviço profissional de higienização custa em média R$ 200.

Outra alternativa para manter o sofá sempre limpo é a impermeabilização de estofados, que aumenta a sua durabilidade e resistência, evitando o desbotamento e o encardimento precoce. A impermeabilização de sofá também impede que líquidos manchem irreversivelmente o tecido, além de prevenir a proliferação de ácaros e bactérias.

Métodos específicos
É importante lembrar que cada sofá possui uma técnica de limpeza e produtos específicos a serem utilizados. Linho, camurça e veludo, que são tecidos delicados, seguem praticamente o mesmo processo de higienização por extração. No linho, precisamos neutralizar muito bem qualquer produto utilizado no estofado para evitar amarelamento ou enfraquecimento do tecido.

Já a limpeza do couro, requer técnicas bem diferentes da limpeza do tecido e um dos diferenciais é a hidratação no final. Por isso, é muito importante a contratação de uma empresa qualificada para a limpeza dos estofados, que saiba quais técnicas e produtos usar na limpeza.

Quando o assunto é limpeza de sofá, o homem pode ficar tranquilo, a equipe da TOTAL CLEAN está preparada para resolver esse problema. Entre em contato:

SÃO PAULO: (11) 4853-0949 / (11) 94266-4599

ESPIRITO SANTO: (27) 3065-6136 / (27) 99532-1095

PARANÁ: (41) 3677-1336 / (41) 99942-4738

Compartilhe